WEIBASE

Workshop de Educação e Informática

Programação WEIBASE
27/10/2020 - Terça-feira (Trilha 02)
Chair: Gilson Santos Jr.
S01 Horário Artigo Autores
1 15:00 - 15:15 MAPA: Módulo Avançado de Programação com Arduino,
uma ferramenta de inicialização a robótica
Joseane Silva, Leonardo B. M. Silva
2 15:15 - 15:30 Schooly: uma Ferramenta Computacional para Automação e
Análise da Frequência Escolar
Ariel Luz, Diogo Eduardo Ferreira, Elthon Oliveira
3 15:30 - 15:45 Jogo Mobile para Aprendizagem Lúdica de Língua Inglesa
para Pessoas com Deficiência Visual
Valmir Santos, Claudia Pinto Pereira
4 15:45 - 16:00 Immune: Um Serious game como Ferramenta de Apoio ao Ensino-Aprendizagem Gabriel Pontes, Washington Rocha, Ricardo Afonso
27/10/2020 - Terça-feira (Trilha 03)
Chair: Jorge Cavalcanti
S02 Horário Artigo Autores
1 16:00 - 16:15 Utilização dos eSports como ferramenta de Extensão para
Integração com a Comunidade: Um Relato de Experiência
Laion Manfroi, Gustavo Almeida, Victor Santana,
Carlos Neto, Renan Souza, Iury Saldanha,
João Santos
2 16:15 - 16:30 Avaliação de Satisfação de Meninas em Curso de Desenvolvimento Mobile Jislane Menezes, Cristiane Santana, Gilson Pereira dos
Santos Júnior, Paloma Santos da Silva, Leandro Fraga,
Larissa de Barreto, Lucas Portugal Araujo
3 16:30 - 16:45 Projetos Educacionais 3.0 em Salas de Aula: Um Relato de Experiência Rafael de Amorim Silva, Lucas Lisboa, Jadson Costa, Bruno Pimentel
4 16:45 - 17:00 Ferramenta para análise de séries temporais Jam Sávio, Jadson dos Santos, Rodolfo Cavalcante
28/10/2020 - Quarta-feira (Premiáveis)
Chair: Mônica Cunha
S03 Horário Artigo Autores
1 15:00 - 15:20 Um relato de experiência da Extensão Universitária como prática
formativa de estudantes de Sistemas de Informação
Ítalo Jonas de Moura Lima, José Vitor de Abreu Silva,
Leticia Rocha de Oliveira, André Almeida Silva
2 15:20 - 15:40 AnaSintAsc: uma aplicação móvel para auxiliar alunos no processo de
aprendizagem sobre Análise Sintática Ascendente na disciplina Compiladores
Júlio Costa, Alexandre Paes, Jefferson Silva
3 15:40 - 16:00 O projeto "Centro de Inclusão Digital" e sua importância sociocultural
para jovens universitários
Lívia do Nascimento, Marcos Aurélio Oliveira,
José Bruno da Silva Santos, Rômulo de Oliveira
4 16:00 - 16:20 Uma ferramenta para apoiar generalização de feedback em disciplinas
de programação introdutória
Luiz Fernando da Silva, Alexandre Barbosa

Artigos Premiados

1º Lugar: Uma ferramenta para apoiar generalização de feedback em disciplinas de programação introdutória
Luiz Fernando da Silva, Alexandre Barbosa
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

2º Lugar: AnaSintAsc: uma aplicação móvel para auxiliar alunos no processo de aprendizagem sobre Análise Sintática Ascendente na disciplina Compiladores
Júlio Costa, Alexandre Paes, Jefferson Silva
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)



O Workshop de Educação e Informática Bahia-Alagoas-Sergipe (WEIBASE) é um fórum regional que visa divulgar e discutir os avanços político-pedagógicos na educação superior e técnica em cursos de informática e o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação. O público-alvo deste evento é formado por coordenadores de curso, professores, estudantes e profissionais interessados em técnicas inovadoras voltadas à melhoria do ensino de informática e também no uso de tecnologias para o aperfeiçoamento de processos de ensino-aprendizagem. A programação do WEIBASE contará com a apresentação de artigos completos e de ferramentas computacionais de auxílio ao ensino de informática e das demais áreas do conhecimento. Para o evento, é esperada a submissão de artigos relacionados nas seguintes trilhas:

  • Trilha 1 – Educação em Computação
    Destinada às pesquisas sobre o processo educacional na área de computação, tais como iniciativas de atração de talentos, educação inclusiva, currículos, metodologias, abordagens pedagógicas, infra-estrutura, integração academia-mercado e demais temas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem na área.
  • Trilha 2 – Usos das TICs na Educação
    Destinada às pesquisas sobre o usos das TICs no apoio à educação, tais como uso de jogos, redes sociais, robótica, plataformas de EAD, objetos de aprendizagem, software e hardware livre na educação, inclusão digital e educação inclusiva, suas particularidades e inovações, formação de educadores e demais temas que destaquem o uso das TICs nos processos e metodologias educacionais. Espera-se ainda que os trabalhos desta trilha apresentem resultados importantes e que possam ser replicados em outros contextos.
  • Trilha 3 - Relatos de experiência de Projetos de Extensão na área de Computação
    Destinada a divulgar relatos de experiência de projetos de extensão na área de computação, com destaque aos resultados das ações desenvolvidas junto à sociedade. Ações de extensão que envolvam inclusão e letramento digital, disseminação de cultura digital por meio de blogs e mídias sociais e projetos de integração de comunidades apoiadas por tecnologias são algumas das linhas abordadas nesta trilha.
Independente da trilha, espera-se ainda que os trabalhos submetidos apresentem resultados consistentes, relevantes e replicáveis em outros cenários ou contextos. A coordenação do evento pode, a seu critério, reclassificar um artigo submetido caso verifique a aderência do texto à trilha diferente da selecionada pelo autor.


Motivos para publicar no WEIBASE 2020:

O WEIBASE é um workshop que chega à sua 18ª edição, já consolidado como uma oportunidade para jovens pesquisadores apresentarem seus trabalhos e receberem importantes feedbacks de uma experiente equipe de avaliadores, que ajudarão a fortalecer ainda mais os seus trabalhos de pesquisa.

Em sua 18ª edição, o PESQBASE se consolidou como um importante meio para divulgação de pesquisas desenvolvidas no contexto de projetos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso. Na última edição do evento, realizada na cidade de Ilhéus/Bahia, o PESQBASE (ainda com o nome de WTICGBASE) recebeu no total 32 submissões, sendo 02 submissões de trabalhos na trilha iniciação científica no ensino técnico, 14 na trilha iniciação científica no ensino superior e 16 na trilha TCC. Após avaliação do corpo de revisores, 19 trabalhos foram aceitos para serem apresentados no WTICG, sendo 01 trabalho de IC no ensino técnico, 09 trabalhos de IC no ensino superior e 09 de TCC. Todos os dezenove artigos foram apresentados durante o evento e, portanto, compuseram os anais do workshop.

Neste sentido, o PESQBASE 2020 apresenta-se como uma excelente oportunidade para alunos de cursos de nível técnico, graduandos ou recém-graduados publicarem suas pesquisas concluídas ou em andamento de modo a obter feedbacks para melhoria dos seus trabalhos.

Inscrições

Os autores dos trabalhos aceitos NÃO serão dispensados do pagamento da Inscrições na ERBASE, nem do pagamento dos minicursos e laboratórios. A publicação do artigo nos anais do evento está condicionada à Inscrições de pelo menos um dos autores no evento e à apresentação do trabalho na ERBASE.


Submissão de Artigos

O artigo deve ressaltar os aspectos inovadores e contribuições no âmbito da educação em computação e do uso das TICs na educação. A submissão de trabalhos será exclusivamente eletrônica através do JEMS/SBC (https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=3540). O formato de submissão deverá seguir o estilo dos artigos da SBC ( http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros/878-modelosparapublicaodeartigos). O artigo deve ser escrito em português ou inglês e enviado em formato PDF. O artigo deve conter no máximo 10 páginas, incluindo resumo, abstract, figuras, diagramas e referências. Os artigos selecionados serão apresentados em sessões técnicas e publicados em meio digital.

A publicação do artigo nos anais do evento estará condicionada à Inscrições de pelo menos um dos autores no evento. A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa do WEIBASE 2020, sendo aceitos os trabalhos que atingirem os maiores índices, respeitado o limite máximo de apresentações definidas para o evento. No processo de revisão, cada trabalho será analisado por pelo menos dois revisores. A revisão NÃO será do tipo blind review, de modo que autores e instituições podem constar nos trabalhos submetidos.

Os autores de artigos aceitos deverão submeter o Termo de Cessão de Direitos preenchido e assinado. Clique aqui para baixar o modelo.


Datas Importantes

Prazo para submissão de trabalhos: 31/03/2020 31/05/2020 14/06/2020 ENCERRADO

Notificação dos trabalhos aceitos: 06.04.2020 31/07/2020 ENCERRADO

Entrega da versão final dos trabalhos aceitos: 21.04.2020 15/08/2020 31/08/2020

Inscrições de pelo menos um autor do trabalho: 21.04.2020 15/09/2020


Coordenação

Chairs do evento:

Gilson Santos Júnior (IFS) - gilson.junior@academico.ifs.edu.br
Jorge Cavalcanti (UNIVASF) – jorge.cavalcanti@univasf.edu.br
Mônica Ximenes (IFAL) - mxcc@hotmail.com

Comitê Científico

Adilson Santos - CESMAC Alcemir Santos - UESPI Ana Claudia Martinez-UFU Ana Luiza Rolim - IFPE Angela Peres-UFPE Carlos Batista - FACAPE Catuxe Varjão - IFS Cláudia Pinto - UEFS Crescencio Lima Neto -UFBA / IFBA Cristiane Santana - IFS Dinani Amorim - UNEB / FACAPE Eduardo Moraes - IFAL Eudis Teixeira - IF SERTÃO PE Fabiana Bertoni -UEFS Fabrício Braga - UFPB Francisco Rodrigues - IFS Francisco Kelsen Oliveira -IF SERTÃO PE Gilson Santos Júnior-IFS Ivanildo Melo - IFPE Jean Rosa - UFBA Jislane Menezes - IFS João Sedraz - UNIVASF Jorge Cavalcanti - UNIVASF Jussara Moreira - IF SERTÃO PE Laécio Costa - IF SERTÃO PE Luiz Nícolas Trigo - IF SERTÃO PE Luma Seixas - UFPE Marcus Vasconcelos-IFS Mário André Farias - IFS Maria Celimar da Silva - FACAPE Mônica Cunha - IFAL Renata Santos - IFBA Roberto Tenório - FACAPE Rodrigo Rodrigues - UFRPE Rossana Junqueira - UNIFEI/IF SERTÃO PE Stephanie Kamary - IFS Thiago Mendes -IFBA Thiago Ribeiro - UFU Vânia Lasalvia - FACAPE Victor Sarinho - UEFS Walter Sarinho - UNIPÊ Wanderson Dias - IFS Wladia Bessa - IFAL