PESQBASE

Workshop de Pesquisa

Programação PESQBASE
27/10/2020 - Terça-feira - 10 minutos apresentação + 5 minutos de perguntas
Chair: Renato Novais
S01 Horário Artigo Autores
1 13:00 - 13:15 Classificação de Imagens de Sementes com Deep Learning Joel Pires, João Soares de Oliveira
Neto
2 13:15 - 13:30 Controlador Fuzzy para Monitoramento Agrícola Contextualizado Ester de Oliveira Santos, Caio Vitor
Santos, Ingrid Cristina Pereira,
Letícia Santos, Ana Régia Neves
3 13:30 - 13:45 Detecção e Contagem de Bovinos em Imagens Aéreas utilizando
Visão Computacional
Juliana Midlej do Espírito Santo,
Jorge Lima de Oliveira Filho
4 13:45 - 14:00 Identificação do Operador de Seleção do Algoritmo Genético
Paralelo para o Problema de Corte Bidimensional
Mayrton Queiroz, Elaine Marques
5 14:00 - 14:15 Método de geração de terreno low-poly 3D através de imagens Jam Sávio, Jadson dos Santos,
Rodolfo Cavalcante
6 14:15 - 14:30 Uso de Aprendizagem de Máquina em Dados Agrometeorológicos Jorge Junior, Elthon Oliveira,
Rodolfo Cavalcante
28/10/2020 - Quarta-feira - 15 minutos apresentação + 5 minutos de perguntas
Chair: Renato Novais e João Carlos Nunes
S01 Horário Artigo Autores
1 13:00 - 13:20 Análise de usabilidade de aplicativos de doações Tiago Santos, João Soares de
Oliveira Neto
2 13:20 - 13:40 Detecção de pneumonia usando redes neurais convolucionais
treinadas com destilação do conhecimento obscuro
José Silva, Leonardo Matos
3 13:40 - 14:00 Geração de fórmulas da Lógica Proposicional baseada na
Síntese de Programas
Filipe Oliveira, Elthon Oliveira
4 14:00 - 14:20 Um mecanismo de gerência de mobilidade em redes sem fio
heterogêneas definidas por software
Isaac Santos Cruz, Jorge Lima de
Oliveira Filho
5 14:20 - 14:40 Um sistema de telemetria de baixo custo para veículos híbridos
baseado em hardware e software abertos
Gabriel Freitas, Jorge Lima de
Oliveira Filho, Alvaro Coêlho, Leard
Fernandes
29/10/2020 - Quinta-feira - 10 minutos apresentação + 5 minutos de perguntas
Chair: João Carlos
S01 Horário Artigo Autores
1 13:00 - 13:15 Análise Qualitativa do Desempenho de Soluções NewSQL
in-memory para Ambientes Centralizados e Distribuídos
Lucas Lisboa, João Ferro, Fábio
Silva
2 13:15 - 13:30 Modelagens conceitual e lógica para data warehousing baseadas
na integração de ontologia e matriz de barramento
Sergio Fred Andrade, Marcio André
O. Santos, Daniel Lucas Santana
Santos
3 13:30 - 13:45 TeraMusic: um Site Automatizado para Melhoria da Saúde
Através da Musicoterapia
Wallisson Neves, Renato Muniz,
Fernando Tenório, Jussara Ramos
4 13:45 - 14:00 Uma proposta de desagregação de energia baseada no
Modelo Oculto de Markov
Igor Fontes, Andre Aquino, Eduardo
Santos, Cristopher Freitas
5 14:00 - 14:15 Uma revisão sistemática da literatura sobre a utilização de algoritmos
de Machine Learning para classificação de casos de câncer de pele
com base em imagens dermatoscópicas
Alexis Maciel de Barros, Mônica
Cunha
6 14:15 - 14:30 Uma revisão sistemática sobre tecnologias assistivas voltadas para
auxiliar a locomoção de deficientes visuais em ambiente externo
Ademar Ferreira Lima Neto,
Mônica Cunha, Lukas Teixeira
Carvalho

Artigos Premiados

1º Lugar: Detecção de pneumonia usando redes neurais convolucionais treinadas com destilação do conhecimento obscuro
José Silva (UFS) e Leonardo Matos (UFS)

2º Lugar: Um sistema de telemetria de baixo custo para veículos híbridos
baseado em hardware e software abertos
JGabriel Freitas (Universidade Estadual de Santa Cruz), Jorge Lima de Oliveira Filho (UESC), Alvaro Coêlho (UESC) e Leard Fernandes (UESC)

3º Lugar: Análise de usabilidade de aplicativos de doações
Tiago Santos (Universidade Federal do Reconcavo da Bahia) e João de Oliveira Neto (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)



O PESQBASE - Workshop de Pesquisa é o fórum para discutir pesquisas relacionadas a trabalhos de ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação. É um workshop regional de pesquisa, que ocorre durante a ERBASE, cujo objetivo é debater e divulgar os resultados oriundos de pesquisa (por exemplo, Iniciação Científica, trabalhos de conclusão de curso) desenvolvidas nos níveis citados na área de computação. Por conseguinte, o público-alvo deste evento é formado por: alunos de ensino médio, técnico, graduação que já desenvolvem projetos acadêmicos em suas respectivas instituições, sob orientação de professores/pesquisadores da área de computação; e alunos de pós-graduação da área de computação.

O PESQBASE é oriundo do WTICGBASE - Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação.A partir de 2020, o WTICGBASE mudou de nome para poder se ajustar melhor ao público alvo e também incorporou o antigo Workshop de Pós-graduação (WPOS) como uma trilha do PESQBASE. Como novidade, foi aberto a possibilidade de submissão de resumos expandidos de trabalhos de pós-graduação, em todos os níveis. O objetivo é permitir ao alunos de pós, especialmente especialização e mestrado, começarem a discutir os resultados iniciais dos seus trabalhos.

Dentre os workshops existentes na ERBASE, o PESQBASE se destaca como um dos principais workshops do evento. É uma excelente oportunidade de formação para os alunos (e recém formados) fazerem suas iniciações em eventos científicos, submetendo, apresentando e discutindo seus trabalhos, além de terem a oportunidade de interagir com outros alunos e professores de outras instituições.

Os trabalhos podem ser submetidos, considerando as suas inserções, às trilhas de:
  • 1. Trabalhos de nível Médio e Técnico
  • 2. Trabalhos de Graduação
  • 3. Trabalhos de Pós-Graduação (resumos expandidos)
No julgamento dos trabalhos, serão observados os critérios de originalidade, relevância, apresentação e qualidade técnica. O primeiro autor do trabalho submetido deve ser o aluno ou ex-aluno. Para todos os casos, os trabalhos devem estar em andamento ou concluídos.


Por que participar do PESQBASE?

A Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe (ERBASE) tem se consolidado como o principal evento regional do país na área da computação. Uma das suas principais contribuições para a área está na formação de nossos alunos. Muitos são os exemplos de pesquisadores conhecidos nesses estados que deram seus primeiros passos na pesquisa neste evento: publicando, apresentando e/ou participando dos diferentes workshops que compõem o evento.

Em sua 18ª edição, o PESQBASE se consolidou como um importante meio para divulgação de pesquisas desenvolvidas no contexto de projetos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso. Na última edição do evento, realizada na cidade de Ilhéus/Bahia, o PESQBASE (ainda com o nome de WTICGBASE) recebeu no total 32 submissões, sendo 02 submissões de trabalhos na trilha iniciação científica no ensino técnico, 14 na trilha iniciação científica no ensino superior e 16 na trilha TCC. Após avaliação do corpo de revisores, 19 trabalhos foram aceitos para serem apresentados no WTICG, sendo 01 trabalho de IC no ensino técnico, 09 trabalhos de IC no ensino superior e 09 de TCC. Todos os dezenove artigos foram apresentados durante o evento e, portanto, compuseram os anais do workshop.

Neste sentido, o PESQBASE 2020 apresenta-se como uma excelente oportunidade para alunos de cursos de nível técnico, graduandos ou recém-graduados publicarem suas pesquisas concluídas ou em andamento de modo a obter feedbacks para melhoria dos seus trabalhos.

Premiação

Serão premiados o melhor trabalho em cada trilha. Entretanto, para ser premiado, a trilha precisa alcançar no mínimo 5 (cinco) trabalhos apresentados no workshop. A primeira fase da premiação será baseada na avaliação do comitê de programa no momento da submissão. De 3 (três) a 5 (cinco) trabalhos serão indicados para compor a lista de concorrentes ao prêmio. A segunda e última fase consistirá na avaliação da apresentação no dia do evento por uma banca de professores examinadores. A apresentação deve ser feita obrigatoriamente por um aluno que seja um dos autores do trabalho.

Os trabalhos premiados serão convidados para ter uma versão estendida a ser submetida para uma revista (a definir).


Inscrições

Os autores dos trabalhos aceitos NÃO serão dispensados do pagamento da Inscrições na ERBASE, nem do pagamento dos minicursos e laboratórios. A publicação do artigo nos anais do evento está condicionada à Inscrições de pelo menos um dos autores no evento e à apresentação do trabalho na ERBASE. Além disso, para concorrer à premiação, o trabalho deve ser apresentado por um aluno autor (que satisfaça às regras da trilha).


Submissão de Artigos

Os trabalhos submetidos deverão ser enviados ESTRITAMENTE em formato PDF, podendo ser escritos em português ou inglês. Os artigos não devem ultrapassar o limite de dez (10) páginas (para as trilhas de ensino médio e graduação) e quatro (4) páginas para os trabalhos de pós-graduação. Para ambos os casos, deve ser considerado no total de páginas a inclusão tabelas, figuras e referências. Os trabalhos devem seguir rigorosamente o padrão adotado pela SBC (Modelos para Publicação de Artigos). O PESQBASE utiliza um sistema de avaliação por pares cega. Dessa forma, na submissão, os nomes dos autores devem ser omitidos. Trabalhos submetidos fora do padrão serão recusados e não participarão do processo de revisão.

Para todas as trilhas, o primeiro autor do trabalho submetido deve ser o aluno (ou ex-aluno) que está realizando (ou finalizou) a pesquisa no nível da trilha correspondente. Os trabalhos devem estar em andamento ou concluídos. Juntamente com o artigo, deve-se enviar um documento que comprove a conformidade do trabalho com as regras (ata de defesa, declaração da chefia, declaração do orientador, documento de IC, etc.).

As submissões deverão ser feitas exclusivamente por via eletrônica, através do JEMS neste link. Após o aceite, os autores deverão conduzir as correções e ajustes indicados pelos revisores e então adicionar sua identificação no cabeçalho do artigo para a submissão da versão final a ser publicada nos anais do evento.

Os artigos selecionados serão apresentados em sessões técnicas e publicados em meio digital. A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa do PESQBASE 2020, sendo aceitos os trabalhos que atingirem os maiores índices, respeitado o limite máximo de apresentações definidas para o evento. No processo de revisão, cada trabalho será analisado por pelo menos dois revisores.

O PESQBASE receberá trabalhos oriundos de qualquer local do país.

Para a submissão da versão final do artigo, os autores devem preencher e enviar também o Termo de Autorização de Publicação da SBC, que pode ser baixado aqui.


Datas Importantes

Prazo para submissão de trabalhos: 31/03/2020 31/05/2020 14/06/2020 ENCERRADO

Notificação dos trabalhos aceitos: 06.04.2020 31/07/2020 ENCERRADO

Entrega da versão final dos trabalhos aceitos: 21.04.2020 15/08/2020 31/08/2020

Inscrições de pelo menos um autor do trabalho: 21/04/2020 15/09/2020


Artigos Aceitos

TRILHA: Trabalhos de nível médio e técnico

Controlador Fuzzy para Monitoramento Agrícola Contextualizado.
Ester de Oliveira Santos (Instituto Federal de Brasília), Caio Vitor Santos (Instituto Federal de Brasília), Ingrid Cristina Pereira (Instituto Federal de Brasília), Letícia Santos (Instituto Federal de Brasília) e Ana Régia Neves (Instituto Federal de Brasília).

TRILHA: Trabalhos de graduação
Modelagens conceitual e lógica para data warehousing baseadas na integração de ontologia e matriz de barramento.
Sergio Fred Andrade (UESC), Marcio André O. Santos (UESC/DCET) e Daniel Lucas Santana Santos (UESC).

Uso de Aprendizagem de Máquina em Dados Agrometeorológicos.
Jorge Junior (UFAL), Elthon Oliveira (UFAL) e Rodolfo Cavalcante (UFAL).

Uma proposta de desagregação de energia baseada no Modelo Oculto de Markov.
Igor Fontes (UFAL), Andre Aquino (UFAL), Eduardo Santos (UFAL) e Cristopher Freitas (UFAL).

Uma revisão sistemática da literatura sobre a utilização de algoritmos de Machine Learning para classificação de casos de câncer de pele com base em imagens dermatoscópicas.
Alexis Maciel de Barros (IFAL) e Mônica Cunha (IFAL).

Um sistema de telemetria de baixo custo para veículos híbridos baseado em hardware e software abertos. (2º Lugar - Melhores Artigos)
Gabriel Freitas (Universidade Estadual de Santa Cruz), Jorge Lima de Oliveira Filho (UESC), Alvaro Coêlho (UESC) e Leard Fernandes (UESC).

Detecção de pneumonia usando redes neurais convolucionais treinadas com destilação do conhecimento obscuro. (1º Lugar - Melhores Artigos)
José Silva (UFS) e Leonardo Matos (UFS).

TeraMusic: um Site Automatizado para Melhoria da Saúde Através da Musicoterapia.
Wallisson Neves (Instituto Federal de Alagoas - Campus Arapiraca), Renato Muniz (Instituto Federal de Alagoas - Campus Arapiraca), Fernando Tenório (IFAL) e Jussara Ramos (IFAL).

Detecção e Contagem de Bovinos em Imagens Aéreas utilizando Visão Computacional.
Juliana do Espírito Santo (Universidade Estadual de Santa Cruz) e Jorge Lima de Oliveira Filho (UESC).

Um mecanismo de gerência de mobilidade em redes sem fio heterogêneas definidas por software.
Isaac Santos Cruz (UESC) e Jorge Lima de Oliveira Filho (UESC).

Uma revisão sistemática sobre tecnologias assistivas voltadas para auxiliar a locomoção de deficientes visuais em ambiente externo utilizando dispositivos móveis.
Ademar Ferreira Lima Neto (IFAL), Mônica Cunha (IFAL) e Lukas Teixeira Carvalho (IFAL).

Método de geração de terreno low-poly 3D através de imagens.
Jam Sávio (UFAL), Jadson dos Santos (UFAL) e Rodolfo Cavalcante (UFAL).

Identificação do Operador de Seleção do Algoritmo Genético Paralelo para o Problema de Corte Bidimensional.
Mayrton Queiroz (UFPE) e Elaine Marques (UFRPE).

Geração de fórmulas da Lógica Proposicional baseada na Síntese de Programas.
Filipe Oliveira (UFAL) e Elthon Oliveira (UFAL).

Análise de usabilidade de aplicativos de doações. (3º Lugar - Melhores Artigos)
Tiago Santos (Universidade Federal do Reconcavo da Bahia) e João de Oliveira Neto (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia).

Classificação de Imagens de Sementes com Deep Learning.
Joel Machado Pires (Universide Federal do Recôncavo da Bahia) e João de Oliveira Neto (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia).

Análise Qualitativa do Desempenho de Soluções NewSQL in-memory para Ambientes Centralizados e Distribuídos.
Lucas Lisboa (UFAL), João Ferro (UFAL) e Fábio Silva (UFAL).

TRILHA: Trabalhos de pós-graduação
Sem artigos aceitos.


Prêmio de Melhor Revisor

Desde 2019, o PESQBASE reconhece o tempo dedicado e a qualidade empregada nas avaliações dos professores revisores por meio de uma distinção de "MELHOR REVISOR DO PESQBASE/ERBASE". Os critérios da escolha dos melhores revisores são:

  • A justificativa da aceitação ou rejeição foi exposta e bem fundamentada;
  • A análise do artigo foi detalhada e com uma síntese dos principais pontos de melhoria;
  • As críticas realizadas contribuem para a qualificação do trabalho;
  • O revisor sugeriu bibliografias complementares aos autores;
  • Os prazos para a revisão dos artigos foram respeitados.
Em 2020, o prêmio ficou empatado e foi para os professores:
Luis Paulo da Silva Carvalho (IFBA) - Lattes
Marlo Vieira dos Santos e Souza (UFBA) - Lattes


Coordenação

Chairs do evento:

Breno Piva (Universidade Federal de Sergipe) - brenopiva@dcomp.ufs.br
João Carlos Nunes Bittencourt (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) - joaocarlos@ecomp.uefs.br
Marcílio Souza Júnior (CODAI/UFRPE) - marcilio.souzajr@ufrpe.br
Renato Novais (Instituto Federal da Bahia) - renato@ifba.edu.br

Comitê Científico

Adilson Santos (CESMAC) Adolfo Guimaraes (Universidade Tiradentes) Allan Freitas (IFBA) Ana Claudia Martinez (UFU) André Britto (UFS) Angela Peres (UNCISAL) Angelo Conrado Loula (UEFS) Antonio Carlos Souza (IFBA) Arlyson Alves Nascimento (IFAL) Arturo Hernández-Domínguez (UFAL) Beatriz Andrade (UFS) Bruno Lopes (UFF) Bruno Prado (UFS) Camila Bezerra (UFRB) Crescencio Lima (IFBA) Daniel Dantas (UFS) Danilo Coimbra (UFBA) Dinani Amorim (UNEB) Edilson Carita (UNAERP) Edward Moreno (UFS) Elvys Soares (IFAL) Fernando Pinto (CESMAC) Flávia Nascimento (IFBA) Francisco Borges (IFBA - Campus Santo Amaro) Helder Aragao (Centro Universitário Estácio da Bahia) Ivan Machado (UFBA) João Soares de Oliveira Neto (UFRB) João B. Rocha-Junior (UEFS) João Carlos Bittencourt (UFRB) Jorge Correia Neto (UFRPE) Jorge Luis Cavalcanti Ramos (UNIVASF) Jose Valentim Dos Santos Filho (UFRB) Josemar Rodrigues de Souza (UNEB) Larissa Rocha Soares (UFBA) Leonardo Melo Medeiros (IFAL) Leonardo Matos (UFS) Luis Carvalho (IFBA) Marcílio Souza Júnior (CODAI/UFRPE) Marcelo Diniz (IFBA) Marcelo Cunha (IFS) Marcelo Honda (UESC) Marlo Souza (UFBA) Matheus Giovanni Pires (UEFS) Mônica Ximenes C. Cunha (IFAL) Pablo Florentino (IFBA) Paulo Ambrósio (UESC) Paulo Caetano da Silva (UNIFACS) Rafael de Amorim Silva (UFAL) Raphael Oliveira (IFS) Renato Novais (IFBA) Ricardo Salgueiro (UFS) Rodrigo Braga (Universidade Federal de Itajubá) Rodrigo Souza (UFBA) Rogério Patrício Chagas do Nascimento (UFS) Rubens Matos Júnior (IFS) Sandro Andrade (IFBA) Simone Amorim (IFBA) Tácito Neves (UFAL) Tamer Cavalcante (IFSC) Thiago Pirola Ribeiro (UFU) Thiago Mendes (IFBA) Thiago Martin Maia (UEFS) Tiago Motta (UFRB) Tiago Januario (UFBA) Victor Sarinho (UEFS) Wanderson Dias (IFS)

Hall da Fama

2019
Chairs:

Breno Piva (UFS) - Currículo Lattes
Marcílio Souza Junior (CODAI/UFRPE) - Currículo Lattes
Renato Novais (IFBA) - Currículo Lattes

Melhores artigos:
  • IC-Graduação: Eduardo Santos (UFAL), Andre Aquino (UFAL) e Cristopher Freitas (UFAL). Uma arquitetura de aprendizagem profunda para desagregação de energia.
  • TCC-Graduação: Walber Rocha (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), Samuel Jesus (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) e João Bittencourt (UFRB). Sistema de medição de distância baseado em visão computacional utilizando laser de linha.
Melhor revisor:
Marlo Souza (UFBA) - Currículo Lattes

2018
Chairs:

Ivo Algusto Andrade Rocha (IFAL) - Currículo Lattes
Leila Buarque (IFS) - Currículo Lattes
Luiz Carlos SimõesS. Júnior (UFRB) - Currículo Lattes

Melhores artigos:
  • IC-Médio: Alfredo Menezes Vieira (IFS), Almerindo Rehem Neto (UFBA), Brunna Barreto (IFS), Ian Sandes Alves (IFS), Leila Vasconcelos Zacarias (IFS), Mayara de Almeida Matos (IFS), Marcus Vinicius Souza Santana (IFS), Rubens de Souza Matos Júnior (IFS). Sustentabilidade hídrica através do reuso automatizado de água de aparelhos de refrigeração.
  • IC-Graduação: Gabriel Soares (UFS), Leonardo Matos (UFS), Hendrik Macedo (UFS), Bruno Prado (UFS), Gilton Silva (UFS). Reconhecimento de padrões biométricos utilizando máquinas de aprendizado profundo.
  • TCC-Graduação: Bruno Oliveira (IFBA), Sandro Andrade (IFBA). DB2REST: Um Middleware para Integração entre Bases de Dados Legadase Web Services RESTful.

2017
Chairs:

Ivo Algusto Andrade Rocha (IFAL) - Currículo Lattes
Breno Piva (UFS) - Currículo Lattes

Melhores artigos:
  • IC-Graduação: Matheus Carvalho de Oliveira (UFS), André Britto de Carvalho (UFS). Um estudo sobre a influência dos pontos de referência na otimização com muitos objetivos.
  • TCC-Graduação: Michel C. Meneses (UFS), Leonardo N. Matos (UFS), Bruno O. Prado (UFS). Sistema de Navegação Autônomo de Baixo Custo Baseado na Classificação de Fluxo Óptico.

2016
Chairs:

Sérgio Queiroz de Medeiros (UFRN) - Currículo Lattes
Rodrigo Calumby (UEFS) - Currículo Lattes

Melhores artigos:
  • IC-Graduação: Ângelo Gustavo Gomes Cavalcanti (UNIVASF), Jorge Luis Cavalcanti Ramos (UNIVASF), João Carlos Sedraz Silva (UNIVASF), Alex Sandro Gomes (UFPE), Rodrigo Lins Rodrigues (UFRPE). Apresentação e avaliação de ferramenta de visualização gráfica das interações dos estudantes no ambiente Moodle.
  • TCC-Graduação: Iago Breno Alves do Carmo Araujo (UEFS), Rodrigo Tripodi Calumby (UEFS). Clustering Quality Analysis for Visual Diversity.

2015
Chairs:

Álvaro Degas (UESC) - Currículo Lattes
Rodrigo Calumby (UEFS) - Currículo Lattes

Melhor artigo:
  • Camila Laranjeira (UNEB), Alan dos Santos Soares (UNEB), Emmanuel Marmund Argollo (UNEB), Diego Frias, Marco A. C. Simões (UNEB), Josemar Rodrigues de Souza (UNEB). Módulo cooperativo de defesa para um time de futebol de agentes humanoides autônomos.