PESQBASE

Workshop de Pesquisa

O PESQBASE - Workshop de Pesquisa é o fórum para discutir pesquisas relacionadas a trabalhos de ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação. É um workshop regional de pesquisa, que ocorre durante a ERBASE, cujo objetivo é debater e divulgar os resultados oriundos de pesquisa (por exemplo, Iniciação Científica, trabalhos de conclusão de curso) desenvolvidas nos níveis citados na área de computação. Por conseguinte, o público-alvo deste evento é formado por: alunos de ensino médio, técnico, graduação que já desenvolvem projetos acadêmicos em suas respectivas instituições, sob orientação de professores/pesquisadores da área de computação; e alunos de pós-graduação da área de computação.

O PESQBASE é oriundo do WTICGBASE - Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação. A partir de 2020, o WTICGBASE mudou de nome para poder ajustar melhor ao público alvo. Como novidade, foi aberto a possibilidade de submissão de resumos expandidos de trabalhos de pós-graduação, em todos os níveis. O objetivo é permitir ao alunos de pós, especialmente especialização e mestrado, começarem a discutir os resultados iniciais dos seus trabalhos.

Dentre os workshops existentes na ERBASE, o PESQBASE se destaca como um dos principais workshops do evento. É uma excelente oportunidade de formação para os alunos (e recém formados) fazerem suas iniciações em eventos científicos, submetendo, apresentando e discutindo seus trabalhos, além de terem a oportunidade de interagir com outros alunos e professores de outras instituições.

Os trabalhos podem ser submetidos, considerando as suas inserções, às trilhas de:
  • 1. Trabalhos de nível Médio e Técnico
  • 2. Trabalhos de Graduação
  • 3. Trabalhos de Pós-Graduação (resumos expandidos)
No julgamento dos trabalhos, serão observados os critérios de originalidade, relevância, apresentação e qualidade técnica. O primeiro autor do trabalho submetido deve ser o aluno ou ex-aluno. Para todos os casos, os trabalhos devem estar em andamento ou concluídos no máximo em 2 anos (de 2018 ou posterior).


Por que participar do PESQBASE?

A Escola Regional de Computação Bahia-Alagoas-Sergipe (ERBASE) tem se consolidado como o principal evento regional do país na área da computação. Uma das suas principais contribuições para a área está na formação de nossos alunos. Muitos são os exemplos de pesquisadores conhecidos nesses estados que deram seus primeiros passos na pesquisa neste evento: publicando, apresentando e/ou participando dos diferentes workshops que compõem o evento.

Em sua 18ª edição, o PESQBASE se consolidou como um importante meio para divulgação de pesquisas desenvolvidas no contexto de projetos de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso. Na última edição do evento, realizada na cidade de Ilhéus/Bahia, o PESQBASE (ainda com o nome de WTICGBASE) recebeu no total 32 submissões, sendo 02 submissões de trabalhos na trilha iniciação científica no ensino técnico, 14 na trilha iniciação científica no ensino superior e 16 na trilha TCC. Após avaliação do corpo de revisores, 19 trabalhos foram aceitos para serem apresentados no WTICG, sendo 01 trabalho de IC no ensino técnico, 09 trabalhos de IC no ensino superior e 09 de TCC. Todos os dezenove artigos foram apresentados durante o evento e, portanto, compuseram os anais do workshop.

Neste sentido, o PESQBASE 2020 apresenta-se como uma excelente oportunidade para alunos de cursos de nível técnico, graduandos ou recém-graduados publicarem suas pesquisas concluídas ou em andamento de modo a obter feedbacks para melhoria dos seus trabalhos.

Premiação

Serão premiados o melhor trabalho em cada trilha. Entretanto, para ser premiado, a trilha precisa alcançar no mínimo 5 (cinco) trabalhos apresentados no workshop. A primeira fase da premiação será baseada na avaliação do comitê de programa no momento da submissão. De 3 (três) a 5 (cinco) trabalhos serão indicados para compor a lista de concorrentes ao prêmio. A segunda e última fase consistirá na avaliação da apresentação no dia do evento por uma banca de professores examinadores. A apresentação deve ser feita obrigatoriamente por um aluno que seja um dos autores do trabalho.

Os trabalhos premiados serão convidados para ter uma versão estendida a ser submetida para uma revista (a definir).


Inscrições

Os autores dos trabalhos aceitos NÃO serão dispensados do pagamento da inscrição na ERBASE, nem do pagamento dos minicursos e laboratórios. A publicação do artigo nos anais do evento está condicionada à inscrição de pelo menos um dos autores no evento e à apresentação do trabalho na ERBASE. Além disso, para concorrer à premiação, o trabalho deve ser apresentado por um aluno autor (que satisfaça às regras da trilha).


Submissão de Artigos

Os trabalhos submetidos deverão ser enviados ESTRITAMENTE em formato PDF, podendo ser escritos em português ou inglês. Os artigos não devem ultrapassar o limite de dez (10) páginas (para as trilhas de ensino médio e graduação) e quatro (4) páginas para os trabalhos de pós-graduação. Para ambos os casos, deve ser considerado no total de páginas a inclusão tabelas, figuras e referências. Os trabalhos devem seguir rigorosamente o padrão adotado pela SBC (Modelos para Publicação de Artigos). O PESQBASE utiliza um sistema de avaliação por pares cega. Dessa forma, na submissão, os nomes dos autores devem ser omitidos. Trabalhos submetidos fora do padrão serão recusados e não participarão do processo de revisão.

Para todas as trilhas, o primeiro autor do trabalho submetido deve ser o aluno (ou ex-aluno) que está realizando (ou finalizou) a pesquisa no nível da trilha correspondente. Os trabalhos devem estar em andamento ou concluídos em até 2 anos (de 2018 ou posterior). Juntamente com o artigo, deve-se enviar um documento que comprove a conformidade do trabalho com as regras (ata de defesa, declaração da chefia, declaração do orientador, documento de IC, etc.).

As submissões deverão ser feitas exclusivamente por via eletrônica, através do JEMS neste link. Após o aceite, os autores deverão conduzir as correções e ajustes indicados pelos revisores e então adicionar sua identificação no cabeçalho do artigo para a submissão da versão final a ser publicada nos anais do evento.

Os artigos selecionados serão apresentados em sessões técnicas e publicados em meio digital. A seleção de trabalhos será realizada a partir da revisão por membros do comitê de programa do PESQBASE 2020, sendo aceitos os trabalhos que atingirem os maiores índices, respeitado o limite máximo de apresentações definidas para o evento. No processo de revisão, cada trabalho será analisado por pelo menos dois revisores.

O PESQBASE receberá trabalhos oriundos de qualquer local do país.

Para a submissão da versão final do artigo, os autores devem preencher e enviar também o termo de cessão de direitos autorais da SBC, que pode ser baixado aqui.


Datas Importantes

Prazo para submissão de trabalhos: 31/03/2020 31/05/2020 14/06/2020 ENCERRADO

Notificação dos trabalhos aceitos: 06.04.2020 31/07/2020

Entrega da Versão Final dos trabalhos aceitos: 21/04/2020 15/08/2020

Inscrição de pelo menos um Autor do trabalho: 21/04/2020 15/09/2020


Coordenação

Chairs do evento:

Breno Piva (Universidade Federal de Sergipe) - brenopiva@dcomp.ufs.br
João Carlos Nunes Bittencourt (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) - joaocarlos@ecomp.uefs.br
Marcílio Souza Júnior (CODAI/UFRPE) - marcilio.souzajr@ufrpe.br
Renato Novais (Instituto Federal da Bahia) - renato@ifba.edu.br

Hall da Fama

2019
Chairs:

Breno Piva (UFS) - Currículo Lattes
Marcílio Souza Junior (CODAI/UFRPE) - Currículo Lattes
Renato Novais (IFBA) - Currículo Lattes

Melhores artigos:
  • IC-Graduação: Eduardo Santos (UFAL), Andre Aquino (UFAL) e Cristopher Freitas (UFAL). Uma arquitetura de aprendizagem profunda para desagregação de energia.
  • TCC-Graduação: Walber Rocha (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), Samuel Jesus (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) e João Bittencourt (UFRB). Sistema de medição de distância baseado em visão computacional utilizando laser de linha.
Melhor revisor:
Marlo Souza (UFBA) - Currículo Lattes

2018
Chairs:

Ivo Algusto Andrade Rocha (IFAL) - Currículo Lattes
Leila Buarque (IFS) - Currículo Lattes
Luiz Carlos SimõesS. Júnior (UFRB) - Currículo Lattes

Melhores artigos:
  • IC-Médio: Alfredo Menezes Vieira (IFS), Almerindo Rehem Neto (UFBA), Brunna Barreto (IFS), Ian Sandes Alves (IFS), Leila Vasconcelos Zacarias (IFS), Mayara de Almeida Matos (IFS), Marcus Vinicius Souza Santana (IFS), Rubens de Souza Matos Júnior (IFS). Sustentabilidade hídrica através do reuso automatizado de água de aparelhos de refrigeração.
  • IC-Graduação: Gabriel Soares (UFS), Leonardo Matos (UFS), Hendrik Macedo (UFS), Bruno Prado (UFS), Gilton Silva (UFS). Reconhecimento de padrões biométricos utilizando máquinas de aprendizado profundo.
  • TCC-Graduação: Bruno Oliveira (IFBA), Sandro Andrade (IFBA). DB2REST: Um Middleware para Integração entre Bases de Dados Legadase Web Services RESTful.

2017
Chairs:

Ivo Algusto Andrade Rocha (IFAL) - Currículo Lattes
Breno Piva (UFS) - Currículo Lattes

Melhores artigos:
  • IC-Graduação: Matheus Carvalho de Oliveira (UFS), André Britto de Carvalho (UFS). Um estudo sobre a influência dos pontos de referência na otimização com muitos objetivos.
  • TCC-Graduação: Michel C. Meneses (UFS), Leonardo N. Matos (UFS), Bruno O. Prado (UFS). Sistema de Navegação Autônomo de Baixo Custo Baseado na Classificação de Fluxo Óptico.

2016
Chairs:

Sérgio Queiroz de Medeiros (UFRN) - Currículo Lattes
Rodrigo Calumby (UEFS) - Currículo Lattes

Melhores artigos:
  • IC-Graduação: Ângelo Gustavo Gomes Cavalcanti (UNIVASF), Jorge Luis Cavalcanti Ramos (UNIVASF), João Carlos Sedraz Silva (UNIVASF), Alex Sandro Gomes (UFPE), Rodrigo Lins Rodrigues (UFRPE). Apresentação e avaliação de ferramenta de visualização gráfica das interações dos estudantes no ambiente Moodle.
  • TCC-Graduação: Iago Breno Alves do Carmo Araujo (UEFS), Rodrigo Tripodi Calumby (UEFS). Clustering Quality Analysis for Visual Diversity.

2015
Chairs:

Álvaro Degas (UESC) - Currículo Lattes
Rodrigo Calumby (UEFS) - Currículo Lattes

Melhor artigo:
  • Camila Laranjeira (UNEB), Alan dos Santos Soares (UNEB), Emmanuel Marmund Argollo (UNEB), Diego Frias, Marco A. C. Simões (UNEB), Josemar Rodrigues de Souza (UNEB). Módulo cooperativo de defesa para um time de futebol de agentes humanoides autônomos.